Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Suicídio de Duas Professoras de Biologia do Quadro da Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra

O Recente suicídio de duas Professoras de Biologia do Quadro da prestigiada Escola do Ensino Público, a Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra que habitualmente aparece nos primeiros lugares dos Rankings Nacionais, tem passado despercebido nos meios de comunicação Social, mas há questões por explicar e que deverão motivar uma reflexão profunda, já que poderão ter sido determinantes para conduzir estas duas docentes a uma situação limite e de profundo desespero.

Serão as mortes destas duas Professoras uma mera coincidência, ou pelo contrário, serão consequência de uma conjuntura política, económica e social que terá levado as Professoras Maria de Jesus de 49 anos de idade e Maria de Fátima de 47 anos de idade, a colocarem deliberadamente termo às suas vidas?

Maria de Jesus de 49 anos de idade, solteira, afogou-se, a 10 de Janeiro de 2012 na Figueira da Foz. Maria de Fátima, 47 anos, mãe de um rapaz e de uma rapariga, enforcou-se no dia 27 de Janeiro em Coimbra.

Embora não exista a consciência pública para este facto, a Profissão de Professor é uma das que mais desgaste psicológico provoca. Acresce que nos últimos anos esta tem sido uma das Profissões em que os trabalhadores sentiram a maior desvalorização e humilhação por parte do poder político, bem como de outros setores da Sociedade Portuguesa. Desrespeito pela Classe Profissional que se traduz nas mudanças e experiências sistemáticas de que o sector da Educação em Portugal tem sido alvo, pressão para melhoria de resultados escolares de alunos que muitas vezes pouco ligam à escola, congelamento de progressões na carreira, corte de salários, confisco de dois salários a partir de 2012 (subsídios de férias e de Natal)... Valerá a pena "vestir a camisola" em prol da Educação de um Povo e de toda a evolução de uma Pátria madrasta?

Aparentemente as Professoras Maria de Jesus e Maria de Fátima atingiram o limite das suas forças e desistiram de continuar.

THE BESTS envia as sentidas condolências às respectivas famílias e presta uma singela mas justa homenagem às Professoras Maria de Jesus e Maria de Fátima, relembrando que durante mais de duas decádas deram o melhor de si dignificando a sua profissão e contribuiram para que milhares de  cidadãos sejam hoje pessoas válidas e mais bem formadas e preparadas na função que exercem na sociedade, sejam eles biólogos, investigadores, professores, médicos, enfermeiros, engenheiros, etc.

Fonte: campeaoprovincias.com

9 comentários:

Anónimo disse...

Os professores deveriam organizar-se e prestar uma justa homenagem às duas colegas que faleceram, mobilizando-se para uma Marcha pela Indignação!
Os Sindicatos dos professores onde estão? Têm estado muito calados! ACORDEM!

Anónimo disse...

Os Sindicatos de Quem?????? Pobres coitados dos professores!!!! Será que ainda não se aperceberam que os "seus ditos sindicatos" apenas se interessam pelos lugares que disponibilizam a meia dúzia (algumas centenas ou milhares) de Maus professores que, por serem, na sua maioria, INCOMPETENTES na profissão, arranjaram um lugar ao sol nos ditos sindicatos. Já ouviram algum sindicato interpor alguma acção contra as medidas VERGONHOSAS e CRIMINOSAS, que têm vindo a ser tomadas, em relação à Educação, nos últimos 10/15 anos, pelos sucessivos governos????
OLHEM QUE O SINDICATO DOS CTT interpôs uma acção contra o governo e GANHOU!!!!!
Pois eu sou da opinião que, os sindicatos, deveriam ser todos extinguidos e criada uma ordem com permanência máxima de 4 anos. Só assim se conseguirá fazer sindicância com algum rigor.

Anónimo disse...

A FATINHA era uma ótima pessoa, muito linda quer no seu interior quer no seu exterior. Muito dinâmica e trabalhadora, tinha uma relação de carinho e empatia com todos, designadamente com os seus alunos. Mãe estremosa de dois jovens com excelente formação, não quis que a sua dor profunda, tristeza e revolta contra o egoísmo e a falta de solidariedade humanas prolongassem mais o seu sofrimento e, sobretudo, os dos seus mais queridos. Num ato de coragem, sim, coragem terminou com o seu sofrimento, mas não deixou de pensar que iria fazer sofrer, mas entre este e aquele que a esperaria e aos seus filhos decidiu que o primeiro seria menos penoso para os que mais amava.Uma lição nos deu: união, solidariedade ... onde estão? reflitam e olhem para a pessoa ao lado, pois pode precisar de um mimo, de uma palavra...
Fatinha até um dia..

Unknown disse...

Um dos Sindicatos de professores interpôs ações ao governo relativas ao pagamento da compensação por caducidade do contrato e também ganhou! 5 vezes!!! Não sou sindicalizada, mas acho que estar sempre a falar mal dos sindicatos não adianta de muito. Concordemos com eles ou não, eles existem! Se a classe docente, contratados e professores do quadro, se unissem mais talvez a história fosse diferente! Relativamente às colegas que faleceram, lamento a tragédia. Que agora consigam encontrar paz na sua alma!

Anónimo disse...

sou amiga da irmã de uma destas professoras e acompanhei à distância a história mas não podia prever o desfecho... também conheço o ambiente da escola... infelizmente foi nisto que nos tornamos... lamento profundamente pelas famílias que estão em choque e elas que encontrem o que não conseguiram aqui...

Claudino Gomes disse...

Uno-me às famílias e particularmente aos filhos da Dra. Maria de Fátima. Não se tratou de um ato de coragem, mas do ponto de chegada de um processo de extrema debilidade... E talvez da falta de uma pessoa por perto, nos momentos mais negros...Ninguém pode julgar as pessoas, mas perguntar-se que fazer para que ninguém chegue a esse ponto de debilidade tão extrema e estabelecer à própria volta um clima de maior confiança e partilha de vida. Além de criar uma atmosfera de maior respeito pelas pessoas e pela profissão do Professor... Tal como eu espero para mim, assim confio na Infinita Misericórdia do Pai, que, por Jesus Crucificado, acolhe no seu regaço estas filhinhas sus chegadas a casa antes da hora... Mas o Pai Bom Deus estava lá a acolhê-las...

José Quinto Barcelos disse...

No meu blog: diamanteslunda.blogspot.com abordo com indignação A CAÇA AOS PROFESSORES iniciada por Maria de L. R. quando "atiçou" pais e opinião pública contra a nossa classe. Prof. reformado José António Quinto Barcelos, marido de uma antiga Aluna e antiga Professora dessa Escola, a drª Ema de Jesus Rodrigues(Latim, Grego e Português) e pai duma antiga aluna Ema Gabriela Rodrigues Barcelos. Admiramos essa GRANDE ESCOLA- Quinton Barcelos, licenciado pela F.L.U.C.

José Quinto Barcelos disse...

A antiga Directora dessa Grande Casa tomou algumas posições públicas de muita coragem. O Liceu Infanta D. Maria está sempre na minha memória e na minha alma porque a Mulher mais linda e mais bondosa que me aceitou como Marido estudou desde o 1º ao 7º ano nesse Liceu (no antigo, junto ao Botânico) e no do Calhabé. Foi Professora desse Liceu e nele se tornou Professora Efectiva.Nele andou a nossa filha Ema Gabriela, vivemos 20 anos quase "colados" aos seus muros. Por5 acaso entrei nesta página e fiquei horrorizado, até porque o ambiente no Infanta foi sempre de respeito e de trabalho útil. Se houve "silêncio" é porque A CIDADE NÃO SE MOBILIZOU e a Vice-Presidente da Câmara, doutora Maria José Azevedo Santos foi aluna da Ema e foram amigas. Admira-me o silêncio camarário. Mas, para tudo há explicação. Pessoalmente, sinto muito essas MORTES, desnecessárias. Afinal o 25 de Abril deu-nos o quê de útil, de civilizado, de comunitário no aspecto afectivo? Estes governos fazem o mesmo que o do Salazar: embebedam-nos de futebol- Quinto Barcelo(prof.aposent.)

José Quinto Barcelos disse...

terça, 16 de Dezembro de 2015. Ao deitar-e vou orar um Padre Nosso pelas almas das minhas e vossas Colegas Maria de Jesus e Maria de Fátima Professoras que foram na Casa que todos amamos o Liceu Nacional Infanta D. Maria, de Coimbra onde a minha Esposa Ema de Jesus Rodrigues foi aluna e Professora de Latim, Português e Grego. Ambas se suicidaram, numa cidade tão linda, numa Escola tão linda cujo "Jardim dos Namorados" foi esventrado para se construir aquela aberração que é o Dolce Vita, Somos o único país da Europa, talvez do mundo onde Presidente de Câmara vende metade de uma Praça Pública que honrava os SOLDADOS DA PÁTRIA. Que as suas ALMAS estejam tranquilas. Por elas e por tantos portugueses vítimas desta canalhada corruppta de políticos é que sinto nojo quando vejo um político a rir e outros a afirmarem: "tenho a consciência tranquila". Será que Deus estará presente?