Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cálculo da Retenção de IRS para o Sector Privado, Sector Público e Pensionistas no ano de 2012

Tabelas de IRS (Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) para 2012
Nota: Relembramos que a retenção de IRS é calculada multiplicando o Valor do Rendimento Bruto Mensal pelo valor da TAXA de IRS correspondente.

Já se encontram disponíveis no Site do Ministério das Finanças as Tabelas de IRS para o ano de 2012, para o s trabalhadores do Sector Privado, Pensionistas e Trabalhadores que são Funcionários Públicos.
THE BESTS já há alguns dias, antes da presente publicação das Tableas de IRS para o ano de 2012 tinha manifestado alguma preocupação, porque caso as Tabelas de IRS de 2012 não fossem diferentes para o Sector Privado, Funcionários Públicos e Pensionistas, estes últimos dois sectores Funcionários Públicos e Pensionistas) seriam claramente prejudicados, uma vez que em 2012 não vão auferir dos mesmos 14 Salários  que auferem os trabalhadores do Sector Privado, mas apenas de 12 Salários. Afinal o Ministério das Finanças não se esqueceu desta situação e criou tabelas específicas para casa Sector.

Pode ficar a saber quanto vai reter de taxa de IRS em 2012 consultando as tabelas no Site do Ministério das Finanças. Basta teclar nas letras vermelhas e entrar no referido Site. Despois de entrar no Site do Ministério das Finanças Selecione ao centro a opção Tabelas de Retenção para 2012 - Continente, mais concretamente, ligeiramente à esquerda em cima do ícone do Excel. Em seguida abra a folha de Excel e seleccione em baixo "Trabalho Dependente Pensões para 2012", no caso de ser trabalhador do Sector Privado. Ou então seleccione "Pensões 2012" se for Pensionista, ou ainda, "Trabalho Dependente FP 2012" se for Funcionário Público.
Em seguida é só analisar de acordo com a sua situação de Rendimento Bruto Mensal (ver recibo de vencimento em caso de duvida), Estadp Civil, Número de Dependentes, etc.

Caso queira comparar a taxa de IRS de 2012 com a situação em 2011, no mesmo Site seleccione a opção Tabelas de Retenção para 2011 - Continente. Relembramos que em 2011 e anos anteriores, para o Sector Privado, Funcionários Públicos e Pensionistas, existiam duas Tabelas de IRS e não três, sendo uma para Sector Público e Privado e a Segunda para os Pensionistas.

1 comentário:

Carlos Penedo disse...

Acho muito bem. Que continuem a cortar nos mesmos. corta corta corta e a economia a estagnar.

Promovam a p*ta da economia, façam alguma coisa