Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas Ameaça Deixar Declarações de IRC e IRS à Porta do Ministério das Finanças

O Site do Ministério das Finanças continua Bloqueado a um dia do final do Prazo da Entrega do Modelo 22 do IRC  e do Modelo3  de IRS.

Com o prazo de entrega das declarações de IRC e IRS a terminar amanhã dia 31 de Maio, o intenso volume de entradas no site do Ministério das Finanças está a provocar o colapso do mesmo, o que dificulta a acção dos Técnicos Oficiais de Contas de cumprirem com a entrega dos Modelo 22 de IRC e 3 de IRS dentro do prazo estipulado até 31 de Maio.

O Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingos Azevedo,  já veio a público alertar para a preocupante situação que existe ao nível da operacionalização de todo o sistema fiscal Português, já que os Membros da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas são actores de primeira linha, mas não estão a ser devidamente respeitados e valorizados pela Administração Fiscal, já que as recentes alterações técnicas e tecnológicas inerentes à actividade profissional do Técnico Oficial de Contas, inviabilizam o prazo de entregas do Modelo 22 de IRC e Modelo 3 de IRS que termina amanhã dia 31 de Maio.

Como já tinhamos anunciado anteriormente em notícia THE BESTS, os membros da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas estão confrontados com uma situação de dificuldade de cumprimento de um prazo imposto para a entrega do Modelo 22 de IRC e do Modelo 3 de IRS, já que o referido prazo de entrega não é exequivel, já que os Técnicos Oficiais de Contas foram recentemente confrontados com uma substituição do antigo Plano Oficial de Contabilidade (POC) para o actual sistema de Normalização Contabilística (SNC). Acresce que, anteriormente os Técnicos Oficiais de Contas entregavam o Modelo 22 de IRC e o Modelo 3 de IRS em suporte de papel, o que obrigava o Ministério das Finanças por esta altura a contratar pessoal para inserir os dados de todos os contribuintes com Modelo 22 de IRC e Modelo 3 de IRS. Hoje, são os Técnicos Oficiais de Contas que introduzem directamente os dados no sistema informático do Ministério das Finanças (todos os dados referentes ao Modelo 22 de IRC e Modelo 3 do IRS), o que dispensa a contratação de pessoal por parte do Ministério das Finanças para a realização desta tarefa, com uma consequente e acentuada redução de custos com a pessoal, a suportar pelo referido Ministério.

Contudo, toda esta nova realidade, obrigou os Técnicos Oficiais de Contas a profundas adaptações técnicas e informáticas, o que requer mais alguns dias de adapatação.
Lembramos que o prazo de entrega do Modelo 22 de IRC e do Modeo 3 de IRS termina amanhã dia 31 de Maio, mas a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, represenatada pelo seu Bastonário Domingos Azevedo, já veio pedir o prolongamento deste prazo por mais um mês, passando para dia 30 de Junho. Contudo, o Secretario de Estado dos Assuntos Fiscais, em representação do Ministério das Finanças, já veio anunciar que não será concedido o adiamento do prazo de entrga do Modelo 22 do IRC e do Modelo 3 do IRS, o que mostra bem, acerca da dificuldadde deste Governo PS de José Sócrates em tratar as grandes questões com uma maior lucidez e sensatez e, para além do mais, revela uma total falta de respeito, consideração e valorização para com uma Classe Profissional (Técnicos Oficias de contas) que no fundo, são o motor e o garante de toda operacionalização da máquina fiscal do Estado Português.
Sem Técnicos Oficias de Contas, não existe Sistema Fiscal em Portugal. Exige-se mais respeito por esta Classe Profissional!
Notícia THE BESTS relacionada: Incompetência da Administração Fiscal vs Denuncia do Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas

Sem comentários: