Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 29 de janeiro de 2011

José Sócrates diz: "Educação é o grande projecto para Portugal” vs Que grande lata...

29 de Janeiro de 2011, 15:21

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, acompanhado da Ministra da Educação Isabel Alçada, disse hoje no decorrer da cerimónia de inauguração de uma Escola em Braga,  que “o grande projecto” para Portugal é a aposta na educação, “porque é o investimento mais importante na afirmação de um país”. “Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação”, afirmou José Sócrates a propósito da modernização das escolas secundárias que prevê a requalificação de 313 estabelecimentos, num investimento global de 2,9 mil milhões de euros.
In: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1125371.html

Comentário
Mas que grande lata! Porque é que o Primeiro Ministro insiste neste tipo de discurso? Será que ele pensa que o povo Português são todos uns "tótós"?

Ele afirma: "o grande projecto” para Portugal é a aposta na educação, “porque é o investimento mais importante na afirmação de um país”. “Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação”.

Não é preciso exigir muito dos nossos neurónios para concluir que o que este senhor afirma, pressupõe uma aposta e um investimento quer em meios humanos, quer em meios físicos, técnicos e materiais!
O investimento em meios humanos é talvez o mais importante e se o Primeiro Ministro e o seu Governo decidem aplicar um corte no salário dos professores e, segundo Mário Nogueira, se preparam para cortar 7000 vagas para professores de EVT, mais 33 000 vagas de professores de outros grupos disciplinares, onde está esse investimento na educação que tanto apregoa? Em parte demite-se desse investimento, já que aposta apenas no cimento e esquece os Recursos Humanos! Também desinvestiu da Área de Projecto e de Estudo Acompanhado para reduzir horas no horário dos professores, com prejuízo para os alunos que necessitavam desse apoio ao estudo!
Para esclarecimento do Senhor PM, investir  na Educação como diz, pressupõe investir em todos os Activos, ou seja, não apenas em cimento, mas acima de tudo em pessoas!
As pessoas constituem o principal activo e a maior riqueza de qualquer organização e sociedade. São o principal recurso e o centro de qualquer organização!
Para além de não investir nos Recursos Humanos da Educação, ainda desinvestem!
Discurso muito incoerente e contraditório, o que é muito grave, vindo de um PM! Discurso talvez  dirigido a pessoas anormais... Só pode!

Relacionado com a publicação seguinte: "Exercer Política em prol dos cidadãos vs Gerir inteligentemente, com sentido de responsabilidade e humanitário os recursos do País".

                                                                                                                            José Luís Magalhães

1 comentário:

CArlos Sameiro disse...

Um equipamento moderno, tipo um FAX, e partindo do princípio de que energia não falta ao fim de semana, que as linhas que servem o distrito, não estão congestionadas. Tudo serve, é MODERNO...