Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Case Study - COMO SE FABRICA UM POLÍTICO DE SUCESSO À PORTUGUESA (no masculino)

Por Filipa Bragança - Comentadora "THE BESTS"
No país à beira mar plantado chamado Portugal, os políticos de sucesso no viragem da primeira década do século XXI, seguem um padrão comum que vale a pena tentar perceber para compreender o fenómeno. Sendo casos de sucesso comprovado, convém estudar e retratar o espécime.
1-     Objectivo do Político de Sucesso: Cativar e seduzir o Público
2-     Factores de Sucesso
a)     Equipa de Produção e Político (Intérprete/Actor)
O Politico de Sucesso não está sozinho. Ele é o rosto, o intérprete e actor de um trabalho produzido por uma equipa que o acompanha, aconselha e lhe protege a retaguarda.
Tem ao seu dispor especialistas em cosmética e imagem, elaboração de textos e discursos, comunicação, bem como seguranças que zelam pela sua integridade física. Para além destes, existem ainda os diferentes especialistas nas diferentes áreas da política, tais como economia, finanças, educação, justiça e saúde... Toda a panóplia de assessores e especialistas, quando necessário, dão a cara por algum assunto em concreto, ou então, transmitem as directrizes ao Político de Sucesso que as reproduz para a opinião pública, no esplendor de todo o seu charme e glamour.
b)     Apresentação/Imagem
A apresentação do Político ao público, consiste num factor de comunicação que só por si pode ter um impacto positivo junto do eleitorado.
O Político de Sucesso apresenta-se elegante e charmoso. Distingue-se do político mediano, pela sua elegância, distinção, indumentária e charme superior. A imagem consiste no primeiro argumento que utiliza para atingir o seu alvo.
Os especialistas de imagem definem o perfil adequado. Relógio, fato, camisa, gravata, cinto, sapatos e meias, custaram uma fortuna em prestigiadas casas de moda, mas é um investimento que só por si garante como retorno a conquista de uns largos milhares de votos, sobretudo junto do eleitorado feminino.
c)      Palavras e Gestos
Se a Apresentação/Imagem são o ponto de partida para cativar e seduzir a opinião pública, a comunicação verbal e corporal reforça esse impacto. Nada é deixado ao acaso. Tudo é estudado e ensaiado ao mais ínfimo pormenor.
Tom de voz, palavras e gestos são estudados e escolhidos criteriosamente. Ensaia-se ao espelho. As palavras fluem em harmoniosa sinfonia, escondendo desacertos no tom e voz. Tudo tem que ser expressivo, cativante e sedutor.
d)     Competência Técnica
A competência técnica é um factor de menor importância para o Político de Sucesso. A mente do iluminado deve estar liberta para actuações brilhantes nos grandes palcos. Competências técnicas são uma maçada. Assessores e especialistas que as dominem, porque para isso lhes pagam
Convém dominar razoavelmente o Inglês, alguma coisa de Castelhano e também algo que se aprendeu com assessores e especialistas. O Político de Sucesso, só tem que desempenhar o seu papel como actor brilhante, actuando no palco da comunicação social, para uma plateia de milhões de Portugueses. Brilhante na arte de vender sonhos e ilusões, estuda textos e a coerência dos discursos, sendo ardiloso e brilhante na sua actuação. A tarefa leva-se a bom porto, porque os Portugueses até são pacíficos e por vezes distraídos. No grande palco, consegue impingir quase tudo, fazendo lembrar, com o devido respeito, um bom vendedor de automóveis.
Conclusão: Aplausos para toda a Equipa e sobretudo para o Político de Sucesso, pelo poder de sedução, persuasão e pela forma talentosa e hábil com que consegue gerir, vender e impingir a sua lista de medidas avulsas aos Portugueses, mesmo que nela se verifique uma ausência de princípios e de valores morais em prol de uma sociedade mais justa, solidariamente responsável e que atenda prioritariamente à causa e bem estar social, em detrimento do apoio, muitas vezes prestado em primeiros lugar, a certos grupos de referência.
Estamos pois na presença de uma fórmula ganhadora, com provas dadas de sucesso e que fez furor na primeira década do novo milénio, prometendo continuar a ser um caso de sucesso neste virar de década.
 Filipa Bragança
thebests2010.blogspot

Sem comentários: